CCM e CBAA firmam parcerias em Mecanização Agrícola
O presidente da Câmara de Comércio de Moçambique, Álvaro Massingue reuniu-se esta terça-feira (13/10),
com o Presidente da Câmara Brasil-África de Agricultura Pecuária e Tecnologia, Sinfrônio Júnior e o representante da Agrimec, Davi Lamb, com objectivo de estreitar relações na área da Agricultura.
Sinfrônio Júnior, pretende organizar com a CCM uma Conferência de Agricultura em Moçambique. Para além disso, aponta o arroz como sendo uma cultura por explorar através de sementes, transferências de tecnologias e inovação, colocando a Agrimec como sendo a empresa que poderá apoiar na transferência de tecnologia tendo em conta que actua no mercado há mais de 48 anos, na agricultura mecanizada de ponta.
Por seu turno David Lamb afirma que “ agricultura é o meio mais rápido de desenvolvimento económico inclusivo e em questões de safra Brasil e Moçambique tem um clima muito semelhante e há condições para harmonizar as técnicas especialmente a do arroz que se pretende explorar pelo potencial que Moçambique tem nas províncias de Gaza e Zambézia”.
De acordo com Massingue Moçambique tem terra arável para explorar e um desafio enorme na área de tecnologia e mecanização e o Brasil é um potencial parceiro no que diz respeito à modernização do sector.
“Vocês têm na Câmara o melhor parceiro para concretizar este projeto agrícola e a Conferência em particular, podemos fazer uma boa parceria pois temos actualmente cerca de 1000 membros associados que actuam em vários sectores. As parcerias poderão ser feitas empresa -empresa das duas Câmaras e para a Gestão do processo temos o Pelouro que responde pelo sector da Agricultura e pecuária, pelo que estamos prontos” finalizou.
Refira-se que neste momento através do Centro de Transferência de Tecnologia e Inovação denominado CIITA, desenvolve com a Nigéria o maior projecto de inclusão social no sector da agricultura denominado Imperativo Verde o qual é financiado pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento, Governo Inglês e outros parceiros.